Rota Cervejeira RJ leva TangerIPA ao Mondial

Colaborativa utiliza na receita tangerinas orgânicas da região serrana

Cervejeiros da serra fluminense se unem em projeto que contou com colaboração da agricultura familiar (Foto: Divulgação)

A Rota Cervejeira RJ leva novidades para o Mondial de la Bière que ocorre de 5 a 9 de setembro no Rio de Janeiro. Como já é tradicional, a associação turística e cervejeira do Rio de Janeiro apresenta uma cerveja colaborativa no evento. Para este ano, as 23 cervejarias associadas reuniu seus cervejeiros para a produção de uma IPA com adição de tangerina orgânica da região serrana do estado.

A TangerIPA foi produzida na cervejaria Pontal, em Nova Friburgo, em 11 de agosto, com malte fornecido pela Agrária especialmente para esta colaborativa, lúpulos mandarina Bavária e Magnum, que delegam também a citricidade da cerveja, com a água da serra e com tangerina orgânica, (sem agrotóxicos), doada pelo agricultor Valdecy Botelho de Oliveira, certificado pelo Grupo Nativos Orgânico.

As especificações técnicas da cerveja serão divulgadas no Mondial de la Bière, como informou o presidente da Rota, Gustavo Ranzato:

"Aproveitamos e ralamos a casca da tanjerina orgânica de nossa região e usamos na etapa final da fervura. A receita desta IPA foi discutida pelos cervejeiros na última reunião mensal da Rota Cervejeira RJ. Temos certeza que será uma boa novidade, dentre outras tantas, no Mondial de La Bière e quem quiser saber mais sobre a nossa colaborativa deve procurar o estande com as cervejarias da Rota no evento.

Esta será uma outra novidade da Rota Cervejeira RJ no Mondial deste ano. Em vez de contar com um estande próprio, apenas para divulgação das cervejarias da Serra e do roteiro turístico, a associação terá um estande com nove pequenas cervejarias (Rota Imperial, Soul Terê, Broers, Brewpoint, Vila de Secretário, Dr. Duranz, Pontal, Alpendorf e Born2brew), representando os quatro municípios que participam da Rota, ao mesmo tempo que outras integrantes como Bohemia, Theresópolis, Grupo Petrópolis, Odin, Guapa e Imperatriz estarão com seus tradicionais estandes.

Ana Claudia Pampillon, coordenadora da Rota Cervejeira RJ, explica:

"Resolvemos este ano dar espaços para as pequenas cervejarias que, sozinhas, não conseguiriam estar no Mondial. Como somos uma associação, a escolha das participantes foi democrática, por meio de sorteio."

A nova cerveja da Rota Cervejeira RJ – Tangeripa - poderá ser degustada pelo público do Mondial de La Bierè Rio neste novo estande. Também foram envazadas 200 garrafas que serão presenteadas aos jornalistas e blogueiros do setor cervejeiro, além de sommeliers e autoridades durante o evento.