Brasil recicla quase 99% do total de latinhas consumidas em 2021

Com 33 bilhões de latas, Brasil bate recorde em 2021 e se mantém entre os países que mais reciclam

Em dezembro de 2021, estruturas metálicas e painéis foram instalados em parque na capital paulista promoveram a boa prática (Fotos: Divulgação)

Atualizada, 13/04/2022, 14:47

O consumo de bebida em lata de alumínio no Brasil - a embalagem mais sustentável do planeta - cresce a cada ano, e o seu índice de reciclagem vem acompanhando esse crescimento. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pela Recicla Latas, entidade criada pelos fabricantes e recicladores de latinhas para aperfeiçoar o sistema de reciclagem das latinhas no Brasil, o índice de reciclagem em 2021 atingiu a marca inédita de 98,7%.

Em 2021, foram recicladas 415,5 mil toneladas ou 33 bilhões de unidades de um total de 33,4 bilhões de latinhas consumidas. Os dados revelam aumento na comparação com o período anterior, uma vez que, em 2020, o índice de obtido foi de 97,4%, com 391,5 mil toneladas de latas recicladas ou 31 bilhões de unidades.

Cátilo Cândido, presidente executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), comemora:

“O Brasil consumiu e reciclou mais de 33 bilhões de latinhas em 2021, com índice próximo a 99%. Recorde na taxa e no volume recuperado, o que demonstra, mais uma vez, que a latinha é a embalagem para bebidas mais sustentável.”

O setor tem mantido o patamar de reciclagem acima de 95% nos últimos 10 anos, evitando a emissão de 16 milhões de toneladas de gases de efeito estufa e economizando o consumo de energia elétrica em 70% ao longo de todo ciclo de vida da Lata, o suficiente para abastecer por 1 ano todas as casas de um estado como Goiás. Além disso, o sistema de reciclagem brasileiro gera renda para mais de 800 mil catadores de materiais recicláveis, profissionais fundamentais nas soluções de coleta seletiva, triagem e destinação adequada de resíduos sólidos no Brasil.

Para o presidente da Abralatas, com os resultados obtidos em 2021, o Brasil se consolida como referência mundial de economia circular, porque consegue demonstrar o potencial de renovação infinita da embalagem:

“Estamos entre os três países que mais produz latas de alumínio para bebidas, e em 1º lugar entre os que mais reciclam. Acreditamos que essa é uma vitória de todos os envolvidos no bem sucedido sistema de reciclagem brasileiro, no qual fabricantes e recicladoras são parte fundamental do processo.”

Cada Lata Conta

Nos dias 4 e 5 de dezembro, a Abralatas lançou a versão brasileira do programa Every Can Counts em São Paulo (SP). Até hoje, o programa Every Can Counts esteve presente em 19 países europeus, e, com a entrada do braço brasileiro, tornou-se uma campanha global.

Batizado no Brasil como "Cada Lata Conta", o programa desenvolveu um conjunto de ações de educação ambiental e mudança de comportamento no Parque Villa-Lobos, em São Paulo a partir do case de sucesso de reciclagem das latinhas de alumínio para bebidas. Estruturas metálicas e painéis foram instalados no parque e diversos promotores circularam junto ao público, estimado em 20 mil pessoas, para explicar os benefícios e a importância da reciclagem das latas. Todas as latas coletadas durante o evento foram levadas para a Coopercaps, uma das principais cooperativas de reciclagem de São Paulo.

Quem visitou o parque pôde conhecer as últimas novidades do Programa. O Cada Lata Conta agora tem um site e canais de redes sociais em língua portuguesa e aborda a importância da economia circular para o futuro sustentável do nosso planeta. As pessoas também puderam observar painéis de arte produzidos com cerca de 30 mil latas de alumínio reciclado grafitadas por Ricardo Kaur, além de muitas outras atrações.

Segundo o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, o evento foi o primeiro de muitos outros que virão para o Brasil. Essas campanhas com foco no consumidor são inéditas no país.

"Na verdade, o programa Cada Lata Conta/Every Can Counts valoriza as ações individuais, principalmente junto à nova geração de consumidores. O Brasil já tem um dos maiores índices de reciclagem do mundo: sempre acima de 95%, com o compromisso de manter esse nível de reciclagem. "Queremos mostrar aos brasileiros um exemplo real de economia circular de forma alegre, leve e divertida", explica Cândido.

O programa Every Can Counts é uma iniciativa que inspira as pessoas a reciclar suas latas de bebidas onde quer que as consumam e lembra como podem economizar energia e recursos, simplesmente reciclando suas latas de bebidas de alumínio e contribuindo para uma economia circular real. Assim como na Europa, o programa Cada Lata Conta promove a conscientização sobre os benefícios sustentáveis do uso do alumínio como embalagem de bebidas, pois, segundo estudo recente da Accenture, 50% das pessoas ignoram que o alumínio é um material permanente que pode ser reciclado um número infinito de vezes sem perder suas propriedades físicas.

David Van Heuverswyn, diretor do Programa Every Can Counts na Europa afirma:

"O lançamento do Programa Every Can Counts no Brasil é uma continuação natural do nosso compromisso e visão na Europa: Nós nos empenhamos para atingir 100% de reciclagem de latas de bebidas e conscientizar todos os consumidores do mundo sobre a importância de manter as latas de bebidas no ciclo de reciclagem, onde quer que as consumam."

O movimento "Every Can Counts"

Estabelecida em 2009 no Reino Unido, a iniciativa Every Can Counts é considerada o principal programa de promoção da reciclagem de latas de bebidas em toda a Europa. Seu objetivo é inspirar a todos a fazer a diferença, reciclando suas latas de bebidas onde quer que estejam. Isso pode ser no trabalho, em casa ou em qualquer lugar, de parques, shows e eventos esportivos a escolas e universidades.

Mais informações no site do Every Can Counts ou pelo e-mail: info@everycancounts.eu