Oca lança linha de cervejas "sem fervura"

Apresentação dos rótulos Anajás e Marajó ocorre no dia 6 de dezembro no EAP, em São Paulo

A cervejas da linha Raw Ale são a Anajás e a Marajó, ambas Raw Double IPAs (Foto: Divulgação)

Você já ouviu falar em Raw Ales? Também conhecidas com No Boil, são cervejas sem fervura, técnica de produção muito utilizada nos países nórdicos em que o mosto não chega à temperatura de ebulição (ou a atinge por um período muito curto de tempo), evitando a isomerização do lúpulo e a coagulação de proteínas. O resultado é uma bebida turva e com perfil aveludado, na qual o lúpulo cumpre, predominantemente, as funções do aroma e do sabor - fazendo com que o amargor esteja bem inserido.

A cervejas da linha Raw da Oca Cervejaria - a Anajás e a Marajó - são Raw Double IPAs com 8,5 de teor alcoólico, que, apesar de alto, no sabor, se faz quase imperceptível, elevando o drinkability às alturas. Elas são, ambas, cervejas de coloração amarelada e trazem sabores de frutas tropicais e agradável dulçor. Na produção de ambas foram utilizadas as técnicas de whirlpool hopping e duplo dry hopping.

A Anajás (nome dado em homenagem aos antigos habitantes da Ilha do Marajó) traz em sua receita os lúpulos Nelson Sauvin, Idaho 7 e Citra. Juntos, eles conferem uma explosão de aromas e sabores de frutas tropicais, uvas verdes e de groselha.

Na Marajó (que em Tupi significa "obstáculo, defesa" e nome dado em homenagem à Ilha de Marajó), foram utilizados os lúpulos El Dorado, Simcoe e Citra, que conferem aromas e sabores de damasco e frutas cítricas, além de uma agradável nota de pinho.

Elas serão comercializadas nos principais bares de cervejas artesanais de São Paulo (e em alguns pontos de venda de outras cidades do país) em latas de 473ml e em barris de chope.