Museu da Cerveja reabre as portas reformulado

Ponto turístico em Blumenau é dividido em oito ambientes, que reúnem a memória da bebida

Museu da Cerveja traz experiência que fala do conhecimento, dos ingredientes, da história e da cultura em torno da bebida (Foto: Divulgação)

Atualizada, 4/9/2022 12:25

O aniversário de Blumenau (SC) na sexta-feira foi marcado pela entrega de um novo equipamento turístico para a região. O Museu da Cerveja reabriu as portas ao público reformulado. O Museu da Cerveja fica no Centro Histórico de Blumenau, na Rua XV de Novembro, 160, no Centro. O espaço abre todos os dias, de domingo e domingo, das 9h às 19h. A cidade que ostenta o título de Capital Brasileira da Cerveja e abriga o Festival Brasileiro da Cerveja e o Concurso Brasileiro de Cervejas se prepara para sua maior festa no próximo mês, a Oktoberfest.

Criado em 1996 apenas com equipamentos de antigas cervejarias, o espaço passou por uma completa readequação, que inclui ampliação do espaço, novos ambientes e experiência de visitação.

Ulysses Kreutzfeld, sócio do espaço, comenta que foram meses de trabalho integrado entre as equipes de museologia, engenharia e arquitetura e experiência para chegar a um conceito completamente novo para o Museu da Cerveja:

"Nós entendemos que, ao aproximar a história e o conhecimento sobre a cerveja para o público, estamos comunicando também a importância simbólica, econômica e social da bebida para a construção da nossa cidade e região."

Valmir Zanetti, também sócio do empreendimento, destaca que o Museu da Cerveja, além de um equipamento turístico localizado em um ponto simbólico importante para Blumenau, também é um espaço para o morador se integrar com a sua história:

"Há muitas curiosidades e histórias contadas na experiência de visitação que possivelmente nunca chegaram mesmo a quem mora aqui. Queremos que essa experiência seja, antes de mais nada, um encontro de Blumenau com a sua história e uma celebração de tudo o que fizemos e ainda faremos através da cerveja."

A visitação é dividida em oito ambientes. Neles, é possível conhecer desde os ingredientes necessários para a produção de cerveja e os processos, até histórias que mostram a história que consagrou Blumenau como a Capital Brasileira da Bebida. Celebrações como a Oktoberfest e fatos relevantes para a cidade como as enchentes também são apresentados na visitação.

Museu da Cerveja recolhe doações de latas, canecas etc

O universo da cerveja é apaixonante. Por isso, muitas pessoas acabam guardando itens que evocam boas lembranças ou mesmo colecionando objetos sobre a bebida. Agora, estas peças podem ser protagonistas da visitação ao Museu da Cerveja.

É possível doar desde um único item até coleções de latinhas, rótulos, canecas e bolachas de cerveja, além de barris e equipamentos antigos. Outras peças também podem ser cadastradas para avaliação. Para fazer isso, basta enviar as informações e imagens através do link bit.ly/doe-itens-para-museu-da-cerveja. Uma comissão interna irá avaliar as ofertas e definir quais objetos serão expostos.

Ulysses Kreutzfeld, um dos gestores do Museu da Cerveja, comenta que um dos grandes objetivos do espaço é que a comunidade local se reconheça nas histórias contadas:

"Desde que nos envolvemos com esse assunto, compreendemos de forma definitiva que a relação da cidade com a cerveja não está apenas na questão econômica ou na história. A cerveja e as suas diversas facetas - sensorial, celebrativa, empreendedora e assim por diante - são transversais à vida dos moradores, aos avanços e aos desafios da região”, comenta. “Isso nos conecta ainda mais com o nosso objetivo de que o Museu seja, antes de mais nada, um local em que o morador de Blumenau se sinta representado.”

Por isso, segundo Ulysses, essa participação dos itens colecionados pelas pessoas é um projeto especial para a nova fase do Museu:

"Queremos que os moradores conectem as suas histórias únicas com a bebida com as informações que o nosso time preparou para contar."

A projeção da fachada do museu ao final da reforma (Foto: Divulgação)

 

A nova identidade visual do Museu da Cerveja de Blumenau

Toda a construção visual e conceitual do Museu da Cerveja, assim como a experiência de visitação, foi desenvolvida pela Glück, uma empresa focada em criar felicidade através do design. Iniciado em abril de 2021, o estudo e desenvolvimento da marca e experiência, integrou pesquisas qualitativas e quantitativas com o objetivo de acolher diferentes públicos.

Na identidade visual do espaço estão representados quatro aspectos fundamentais para a construção da nova experiência turística: a cerveja, a comunidade, a cultura e a celebração. Tudo isso se reflete em uma marca que une estes quatro pilares em copos de cerveja dispostos em uma mesa.

A participação no evento, de acordo com um dos gestores do Museu da Cerveja, Ulysses Kreutzfeld, é apenas o pontapé de apresentação do projeto à comunidade e ao mercado cervejeiro:

“Há muitas experiências sendo desenvolvidas e histórias sendo construídas para que a cerveja seja compreendida pelo que ela realmente é: um aspecto fundamental da nossa história, do nosso presente e do nosso futuro.”

Inaugurado em 1996, o Museu da Cerveja tem como objetivo contar a história da região com a bebida. Em 2021 ele foi concedido à iniciativa privada. A partir da reabertura, em 2022, o espaço passa a ter 300 metros quadrados de área de exposição.

O Museu da Cerveja fica na Rua XV de Novembro, número 160, no Centro de Blumenau (SC). No momento, o espaço está cercado por tapumes. Depois de um processo de alinhamentos com órgãos governamentais e identificados imprevistos na estrutura, a obra está avançando.

Em junho, serão entregues a nova visitação interna do Museu da Cerveja e as fachadas. Uma segunda etapa da obra, prevista para ser inaugurada em setembro, no aniversário da cidade, vai contemplar a expansão da área externa e a conexão com Praça Governador Hercílio Luz, conhecida como praça do Biergarten.

Inaugurado em 1996, o Museu da Cerveja tem como objetivo contar a história da região com a bebida. A partir da reabertura, em 2022, o espaço passa a ter 300 metros quadrados de área de exposição.

O repasse da gestão para a iniciativa privada

A administração do Museu da Cerveja foi repassada oficialmente para a iniciativa privada, pela prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, em 18 de dezembro de 2020. Depois do processo de licitação, os empresários Valmir Zanetti e Ulysses Kreutzfeld assumiram a gestão do equipamento turístico.

Na ocasião, Valmir destacou que o Museu é um equipamento muito importante para a cidade, não só por estar no Centro Histórico – primeira parada de muitos turistas – mas também pelo tema que representa:

“Somos a Capital Brasileira da Cerveja, a cidade da Oktoberfest, um município muito marcante para o cenário cervejeiro nacional. Vamos trabalhar para que o Museu da Cerveja faça jus ao passado, ao presente e ao futuro desse segmento na região e no país.”

Ulysses afirmou que um dos investimentos mais constantes do novo espaço será em fazer o público local conhecer essa história e vivenciar mais a região:

“Nossa experiência com o turismo mostra que o envolvimento local é fundamental. No caso do Museu da Cerveja, queremos que a população da cidade veja com orgulho o que se construiu aqui e sinta que aquele lugar conta também a sua história.”

Marcelo Greuel, Valmir Zanetti, Mário Hildebrandt, Ulysses Kreutzfeld e Alexandre Matias (Foto: Divulgação)

Na ocasião do repasse da gestão para a iniciativa privada, em dezembro de 2020, Marcelo Greuel, Valmir Zanetti, Mário Hildebrandt, Ulysses Kreutzfeld e Alexandre Matias (Foto: Divulgação)