Japas Cervejaria e Estúdio Nnoka lançam feira no MIS

Kurafuto reúne em 20 de outubro produtos artesanais feitos por nipodescendentes

As sócias Yumi Shimada, Maíra Kimura e Fernanda Ueno (Foto: Divulgação)

Há 110 anos o navio Kasato Maru chegou ao Brasil trazendo as primeiras famílias do Japão. Para celebrar toda a influência da imigração japonesa, a Japas Cervejaria e o Estúdio Nnoka promovem a Kurafuto. A feira focada em gastronomia e produtos artesanais feitos por nipodescendentes ocorre no dia 20 de outubro, sábado, com entrada gratuita no MIS - Museu da Imagem e do Som.

A palavra japonesa “kurafuto” deriva do inglês “craft”, representando tudo que é artesanal, feito à mão. Com uma curadoria que buscou um olhar novo, reunindo produtores que trazem referências mais contemporâneas dessa relação entre Japão e Brasil. São descendentes de japoneses que herdaram a cultura dos seus antepassados e a usaram como inspiração para criar seus próprios produtos de um jeito novo e influenciados pela cultura brasileira.

Os participantes já confirmados vão desde produtores de cerâmicas, kimonos, papelaria, colagens, kokedamas até carteiras de papel. Além do Estúdio Nnoka trazendo design de mobiliário e referências de arquitetura e design.

Para a gastronomia estão confirmados o Bao Hut que produzem um pãozinho no vapor com vários recheios, que na verdade é taiwanês, mas por conta da descendência japonesa dos sócios, mesclaram diversas influências nipônicas, o Yu Yatai com takoyakis e okonomiyakis, o Cake Ya da pâtissière Carol Takizawa e o Sandoiti trazendo hambúrgueres e sanduíches inspirados pelos sabores do Japão.

A bebida fica por conta da Japas Cervejaria, que trará suas cervejas com ingredientes orientais, com destaque para a Kasato Maru, uma New England IPA com dekopon criada para homenagear os 110 anos da imigração. E da Obaatian com chá preto de produção própria, da tradicional região do Vale do Ribeira.

A feira será realizada no MIS, co-organizador do evento, no espaço aberto e ao ar livre. Terá entrada gratuita e contará com uma exposição de fotografias em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa através do olhar do fotógrafo Bruno Fujii. Além da conversa sobre astrologia e meditação guiada por Masumi Suginoshita da Cor, Natureza & Cosmos . Sobre as organizadoras Tânia Matsuoka é publicitária por formação, mas a paixão pela arquitetura e design falou mais alto. Influenciada pelo design japonês e escandinavo, clean e minimalista, ela enxerga no design de interiores um meio de transformação. Com isso, fundou o Estúdio Nnoka, um estúdio de design que acredita que todo espaço deve servir muito mais que abrigo. Deve ser capaz de influenciar o estado de espírito, a criatividade, a auto-estima e acima de tudo inspirar pessoas.

A Japas Cervejaria é um projeto de Maíra Kimura, Yumi Shimada e Fernanda Ueno, três profissionais do mercado cervejeiro que se uniram pelas suas semelhanças. São mulheres e nipodescendentes com a ideia de manter e buscar suas próprias origens a cada criação, além de mostrar que mulheres podem e devem se destacar em todos os ambientes, mesmo aqueles que geralmente são considerados masculinos.

A cervejaria vem cada vez mais sendo reconhecida pela qualidade e originalidade de suas cervejas. Tendo o Japão como principal fonte de inspiração, as criadoras priorizam o uso de ingredientes de pequenos fornecedores de origem oriental para fabricação das suas cervejas.


Serviço

  • O quê: Kurafuto
  • Quando: 20 de outubro, sábado, das 12h às 20h
  • Onde: MIS / Museu da Imagem e do Som - Avenida Europa, 158 - Jardim Europa - São Paulo/SP
  • Como: mais informações na fanpage