IPA Day Brasil apresenta Ribeirão Preto como a 'Cidade da IPA'

Evento, que em 2018 se realiza em 3 de novembro, ganha dois novos projetos

Festival mobiliza eventos paralelos para todo o feriadão de 1º a 3 de novembro (Foto: Murilo Moser/Divulgação)

Evento que busca o posto de "maior festival dedicado às cervejas do estilo India Pale Ale do mundo", o Ipa Day Brasil cresceu em ambição em 2018. Conforme os organizadores, a ideia neste ano é extrapolar os limites do evento "levando a cultura da cerveja preferida dos lupulomaníacos para toda a cidade durante o fim de semana prolongado", de 1º a 3 de novembro, com a criação de dois novos projetos: a Casa da IPA e a Cidade da IPA.

Rafa Moschetta, um dos idealizadores do evento, explica:

“A experiência nos mostrou que atingimos o tamanho ideal do evento para proporcionar um ambiente excelente aos hopheads, com acesso fácil a dezenas de IPAs, água fresca de graça, comida de qualidade, música e conforto. Por outro lado, ao mesmo tempo queremos impactar mais pessoas e somos desafiados pelos fãs de cervejas a criar novas experiências.”

A organização do IPA Day Brasil decidiu transformar Ribeirão Preto na "capital nacional da IPA" durante os dias 1º, 2 e 3 de novembro. A proposta do projeto Cidade da IPA é capacitar os moradores da cidade para receberem os turistas preparando ‘guias’ que possam falar sobre a história cervejeira da cidade, suas atuais cervejarias, sobre a relação com o estilo India Pale Ale e sobre os detalhes da edição deste ano da festa.

A Cidade da IPA também tem o papel de envolver o comércio local como bares, lojas, empórios, baladas, restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos para formarem uma rede de benefícios para os participantes do evento e turistas que estiverem na cidade. O plano é, além de interagir com amantes de cervejas vindos de diversos pontos do Brasil, os guias da Capital da IPA terem como benefício aproveitar os descontos e promoções oferecidos pelo comércio local, mesmo sem adquirir o ingresso do evento.

Com nove cervejarias em operação e quatro em processo de abertura, Ribeirão Preto já é uma das cidades mais cervejeiras do Brasil. Sua tradição como produtora de cerveja já soma mais de 130 anos, marcando a identidade cultural da população. A história da IPA no Brasil também passa por Ribeirão Preto que foi o berço da primeira cerveja do estilo produzida no país pela Colorado no final da década de 1990.

O ponto forte é o próprio IPA Day Brasil. Em 2017 chegaram turistas de 194 cidades de 16 estados brasileiros e do Distrito Federal, além do Canadá, dos EUA e da Argentina.

“O trabalho com voluntários começou em 2016 com a brigada working experience. Hoje, candidatos de vários pontos do país se inscrevem para poder trabalhar servindo cervejas durante o evento. Com isso, proporcionamos um serviço excelente, feito por quem ama o que faz. Em troca, os voluntários ganham uma festa exclusiva no dia seguinte ao evento”, explica Moschetta.

Ele explica a origem ao projeto da Casa da IPA:

“Quando você vai visitar um parque turístico nada melhor que se hospedar nos hotéis oficiais, certo? Foi daí que tiramos a ideia de termos nossa própria hospedagem oficial.”

O hotel oficial do Festival irá receber o lupulomaníacos durante três dias e terá brassagem ao vivo, DJs, food trucks e estandes das cervejarias. A Casa da IPA terá eventos abertos à população mas apenas turistas com ingresso para o festival poderão ficar hospedados no local. Estes hóspedes também terão outras vantagens como poder entrar mais cedo no IPA Day Brasil e traslado gratuito do hotel para o evento.

A experiência de turismo cervejeiro inclui a realização de um tour cervejeiro para as principais cervejarias da cidade. Ônibus farão roteiros ligando as cervejarias, lojas de insumos para cervejeiros caseiros, Casa da IPA e demais pontos de interesse. No dia do evento, também haverá ônibus saindo de pontos estratégicos e passando pelos hotéis conveniados levando os turistas até o evento.

Jantar harmonizado – No sábado (2 de novembro), véspera do festival, será realizado um jantar exclusivo que irá harmonizar as IPAs e seus diversos subestilos com gastronomia.

“A ideia do jantar foi aproveitar o tempo dos turistas da melhor forma já que muitas pessoas acabam chegando na cidade na véspera. Com isso também queremos mostrar a versatilidade de combinações que podem ser feitas com o estilo”, afirma Moschetta

Neste ano serão mais de 6,5 mil litros de 40 rótulos diferentes das melhores IPAs do Brasil. A meta da organização para esta edição é oferecer 25% dessas torneiras com cervejas criadas exclusivamente para a festa ou lançadas em primeira mão no dia do festival.

Concurso

O festival também será palco da premiação do 3º Concurso Melhor IPA do Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo um grupo de jurados, incluindo juízes internacionais, sommeliers de cerveja e mestres-cervejeiros, irá se reunir na cidade para eleger a melhor IPA comercial produzida no Brasil. Além do prêmio best of show, concedido à melhor da todas as cervejas, o concurso também premia os melhores exemplares dentro de subestilos de IPAs. O concurso é organizado pela Academia de Ideias Cervejeiras, com apoio das Cervejarias Weird Barrel e SP-330, ambas de Ribeirão Preto.


Serviço

  • O quê: IPA Day Brasil
  • Quando: 3 de novembro de 2018, das 12h às 22h (as vendas de ingressos começam dia 10 de abril, a partir das 9h)
  • Onde: Centro de Eventos Quinta Linda Rodovia Anhanguera, Km 303 (sentido capital)
  • Quanto: R$ 180, sem cobrança de taxa de serviço do Sympla (o custo é assumido pela organização do evento)
  • Como: a venda de ingressos é por meio da Sympla