Festival Fartura Gastronômica du Brasil ocorre em todas as regiões

De 11 a 13 de dezembro, evento tem ações presenciais simultâneas em restaurantes e atrações online

Durante os três dias de Festival, o site do Projeto Fartura reúne conteúdos (Foto: Divulgação)

Durante os três dias de Festival, o site do Projeto Fartura reúne conteúdos (Foto: Divulgação)

Inovar e se superar sempre estiveram no DNA do Projeto Fartura – Gastronomia do Brasil. Em 2020, essas características foram ainda mais necessárias e comprovadas. Depois do Festival Fartura Digital Belo Horizonte – o primeiro neste formato no país, e do Festival Cultura e Gastronomia Pró-Tiradentes, também inédito, a plataforma realiza, de 11 a 13 de dezembro, o Festival Fartura Gastronomia Du Brasil.

Pela primeira vez, o Festival Fartura ocorre de forma simultânea em todas as regiões brasileiras, com ações presenciais em restaurantes. E conta com chefs, ingredientes, produtos e produtores do Brasil inteiro. O evento tem, ainda, mais de 50 horas de conteúdo online entre dicas, receitas, lives de empreendedorismo, shows de música e teatro.

Nesta edição, serão trabalhadas, de forma ainda mais ampla, a essência e as características principais da Plataforma: a brasilidade e a fartura da gastronomia brasileira, demonstradas através do caminho dos ingredientes “da origem ao prato”. Além de cuidado e atenção, seguindo todos os protocolos em relação ao covid-19.

Rodrigo Ferraz, diretor geral da Plataforma Fartura, explica:

“Este será um grande marco para o projeto que, em um ano de pandemia mundial, conseguiu estar presente no Brasil inteiro, criar conexões reais entre todas as pontas da cadeia gastronômica e levar isso ao público. Seja em forma de conhecimento, seja por meio de experiência.”

Antes do evento, 30 chefs de todas as regiões brasileiras se encontraram e formaram duplas para desenvolver um menu a quatro mãos. Durante o Festival, de 11 a 13 de dezembro, quem estiver em BH, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre poderá experimentar esse menu, no restaurante de cada chef participante. Os pratos também poderão ser entregues por delivery.

Em Porto Alegre, será possível participar nos restaurantes: Croccos Studio, para experimentar os pratos de Vico Crocco com a curadora da plataforma, Morena Leite; no Pâtissier, estará disponível o menu criado por Marcelo Gonçalves e pela mineira Marise Rache; Marcelo Schambeck recebe no Capincho com pratos que concebeu com a paraense Daniela Martins; O Roister terá pratos da dupla Natalia Tussi e Rosário Tessier, de Brasília; e Felipe Viana leva o Ceará ao Hashi, com pratos criados com o chef Carlos Kristensen.

Para reforçar o conceito que permeia o projeto – da origem ao prato – foram escolhidos ingredientes típicos de cada cidade, que irão compor os menus dos chefs que a representa. São eles: Belém – mandioca, Brasília – baru, Fortaleza – rapadura, Minas Gerais – jabuticaba; Porto Alegre – azeite e São Paulo – banana. A execução das receitas, em BH, foi registrada para que o público de todo o Brasil possa conferir o conteúdo no site do Projeto Fartura, durante os dias de festival.

Fartura de Amor

O projeto Fartura tem a solidariedade como uma de suas grandes características. Por isso, foi criado o Fartura de Amor, quando os chefs se reúnem para cozinhar para quem mais precisa. Esta será a terceira edição e os 30 chefs que estarão reunidos em BH, cozinharão juntos mais de 2 mil refeições que serão doadas à população carente.

Programação online

Durante os três dias de Festival, o site do Projeto Fartura (farturabrasil.com.br) reúne diversos conteúdos, que contribuem para a cultura gastronômica do público e trazem entretenimento. Confira a seguir a programação:

Lançamento

Para o lançamento do evento, grandes chefs foram convidados. Manu Buffara e Beth Brandão, Thomas Troisgos e Fred Trindade, Janea Guimarães e Flávia Quaresma preparam menus especiais. O desenvolvimento dos pratos e interação com os chefs, bem como as receitas produzidas, foram registrados e estarão disponíveis em vídeo no site.

Dica do chef

Nesta seção, os 30 chefs participantes compartilham conhecimento por meio de dicas úteis e preciosas sobre seu dia a dia na cozinha, além de curiosidades e conceitos gastronômicos.

Receitas du Brasil - Da origem ao prato

Por meio de lives nas redes sociais do Fartura, um chef de cada estado do Brasil ensina uma receita que valorize um produtor local. O produto utilizado estará à venda na Mercearia Fartura. Entre os participantes estão: Mônica Rangel, do Rio de Janeiro; Lia Quinderé, representando o Ceará; a paulista Ana Luiza Trajano; Rodrigo Bellora, do Rio Grande do Sul; Deocleciano Brito entra online do Acre; Denise Ronhelt de Roraima, entre outros.

Mercearia Fartura

Desta vez, a Mercearia Fartura também abrange todo o território nacional, com produtos à venda de pequenos produtores de todos os estados brasileiros. Serão 45 produtores, com: queijos artesanais mineiros, farofa de castanha, chambari e buchada, produtos de jabuticaba, café, cacau, cachaças entre outros.

Empreendedorismo Gatronômico

A gastronomia como negócio também é tema do Festival, com personalidades contando suas experiências e cases de sucesso neste setor em cada capital onde acontece o evento.

Cultura

Para complementar a programação, o evento conta com 18 shows musicais online e seis apresentações teatrais, também contemplando todas as regiões do Brasil. Entre os nomes confirmados estão: Toquinho, Toninho Horta, Pata de Elefante, Pedro Martins e Michael Pipoquinha, Lucas Estrela e Manasés de Sousa.


Serviço

  • O quê: Festival Fartura Gastronomia Du Brasil
  • Quando: 11 a 13 de dezembro
  • Onde:

Programação presencial: Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre

Programação online: www.farturabrasil.com.br