Cruls lança cerveja com adição de rum e infusionada com carvalho francês

O 4º rótulo da série de cervejas experimentais, o CXP03.1, tem como base a American Imperial Stout

Cerveja base recebeu adição direta de rum Flor de Caña Gran Reserva 7 Anos (envelhecido em barris de bourbon) e foi infusionada com espirais de carvalho francês previamente embebidas no mesmo rum (Foto: Divulgação)

Cerveja base recebeu adição direta de rum Flor de Caña Gran Reserva 7 Anos (envelhecido em barris de bourbon) e foi infusionada com espirais de carvalho francês previamente embebidas no mesmo rum (Foto: Divulgação)

A cervejaria Cruls, de Santa Maria, Distrito Federal, lançou a cerveja CXP03.1, quarto rótulo da série de cervejas experimentais CXP. Trata-se de uma versão da CXP03, rótulo lançado anteriormente do estilo American Imperial Stout. Para este lançamento, essa cerveja base recebeu adição direta de rum Flor de Caña Gran Reserva 7 Anos (envelhecido em barris de bourbon) e foi infusionada com espirais de carvalho francês previamente embebidas no mesmo destilado (rum).

Marcos de Paula, gerente de qualidade e responsável pelo setor de inovação da Cruls, explica que a base de uma Imperial Stout é convidativa para outros experimentos como os executados no novo rótulo:

“Podemos dizer que a A. Imperial Stout (CXP03) era uma cerveja relativamente simples, mais direta. A partir dessa base mais sólida e mais simples, enxergamos potencial para adicionar mais camadas, mais complexidade sensorial, mais elementos de aroma e sabor. Foi assim que decidimos usar as espirais de carvalho francês, que, isoladas, trariam um aspecto de especiarias para o conjunto da cerveja. Se embebidas em algum destilado, deixariam a cerveja ainda mais complexa.”

Pedro Montes, cervejeiro da Cruls, teve então a ideia de embeber as espirais de carvalho no rum Flor de Caña, destilado de Nicarágua.

“Meu pai é nicaraguense e rum sempre foi uma bebida muito presente na minha casa. É uma questão cultural. Escolhemos então o rum para fugir de combinações óbvias, mas respeitando cada parte da cerveja. Tanto a cerveja base, quanto o carvalho francês e o rum estão ali, bem equilibrados, sem se sobrepor um ao outro.”

A CXP03.1 é uma American Imperial Stout com adição de rum e infusionada com carvalho francês previamente embebido no mesmo destilado. Trata-se, portanto, de uma cerveja escura, de corpo médio, com textura oleosa, intensificada pela presença do rum. Com carbonatação média, os aromas e sabores de chocolate, café, maltes torrados e lúpulo americano da versão base misturam-se às características tropicais do destilado, além de ganhar notas amadeiradas e de especiarias provenientes da infusão em madeira.

Por se tratar de um produto formado a partir da mistura de dois bebidas alcoólicas distintas (cerveja e rum), tecnicamente, a CXP03.1 deve ser chamada de “bebida alcoólica mista” no rótulo, e não de cerveja. Essa é uma exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgão responsável por reger as normas do setor.

A receita leva maltes Pale Ale, Munich, Cara Gold, Crystal, Chocolate, Cevada Torrada, os lúpulos Magnum e Columbus, flocos de aveia, rum Flor de Caña Gran Reserva 7 anos e carvalho francês.

CXP é a série experimental de cervejas da Cruls Cervejaria Artesanal. Os lotes são limitados, com novidades a cada brassagem. Até agora: CXP01 Belgian IPA, CXP02 New England IPA Citra & Sabro, CXP03 American Imperial Stout e CXP03.1 American Imperial Stout Rum e Carvalho Francês.

O teor alcoólico é de 8,5%. Oferecida em lata 473ml, está disponível no site da Cruls e em pontos de venda especializados do DF.