Chopeira criada em Timbó/SC é controlada por app

Tecnologia de empresa catarinense promete conservar gelado o chope até por meses

Equipamento foi projetado e desenvolvido por um engenheiro e uma designer de produto, fundadores da empresa BEERT (Foto: Divulgação)

Novidade criada em Timbó (SC), uma chopeira controlada por aplicativo foi concebida para facilitar a vida de quem gosta de reunir amigos para tomar um chope. Projetada e desenvolvida por um engenheiro e uma designer de produto, fundadores da empresa BEERT, a “Optimus” une uma câmara fria com uma cervejeira de tecnologia avançada, o que possibilita escolher a temperatura adequada para cerveja ou chope podendo ter armazenamento das bebidas trincando por meses, diferentemente de tradicionais equipamentos chope, em que o chope armazenado precisa ser consumido em até três dias.

A ideia surgiu em 2016 por uma necessidade própria. Nos encontros com os amigos, Leandro e Claudia Bertolino percebiam diversos problemas com as chopeiras existentes no mercado: demoravam para gelar o chope, só saía espuma, não era possível saber quanto chope havia dentro do barril, além do prazo de validade da bebida. Desde então, veio trabalhando em diversas versões do projeto, que chegou à forma final em 2020.

A história por trás da chopeira Optimus

Em 2016, após um happy hour entre amigos, Bertolino, amante da cerveja e do chope, encontrou a necessidade de criar algo que resolvesse alguns problemas comuns, como: chope com muita espuma, quente, sobra da bebida e não saber quanto de líquido tem no barril.

“Percebi que não eram exclusividade nossa esses pensamentos, vários conhecidos passavam pelo mesmo problema”, comentou.

Em 2017, na oficina de casa, Bertolino começou a criar o que viria a se transformar na Optimus. Tudo iniciou como qualquer produto com protótipo funcional de baixo custo MVP.

"A ideia não deu muito certo, pois não havia cervejarias na região para encher o Barril especial que havia criado, comprei algumas garrafas de cerveja, coloquei dentro do cilindro pressurizado com Co2. Porém a cerveja em contato com ar ela perde Co2 e depois de alguns dias fica ruim. Então, nós sempre acreditamos em único sonho e criamos, outras versões em 2018 e 2019, mais sem sucesso.”, explicou.

Depois de inúmeras tentativas e aprendizados, realizaram pesquisas com as principais cervejarias de Blumenau e apresentaram um conceito de um produto inovador com conectividade e compacto, pensado para solucionar as necessidades das cervejarias e do cliente final, atendendo tanto o barril de chope quanto a embalagens de cerveja (latas ou garrafas).

Foi então que em 2020, em meio à pandemia do Covid-19, que Leandro e Claudia Bertolino fundaram a BEERT e criaram o Optimus, unindo a ideia do barril de chope padrão europeu, cervejeira, conectividade, design inovador e tecnologia de ponta.

Algumas funções da Optimus, conforme seus criadores:

● Um aplicativo permite escolher a temperatura e verificar o nível do chope e avisar quando está acabando.

● Serve para garrafas ou barris, com funções específicas para cada tipo. A capacidade é de 20 litros de chope, ou diferentes disposições de Garrafas, latas de cervejas e Long Necks

● Tem o sistema Beert anticondensação, para dias úmidos e chuvosos.

● Função “anticunhado”, uma trava que evita durante as festas ou até o cunhado mais atrevido pegar a sua cerveja.

● Design compacto e inovador, com sistema slide que não deixa cilindro à mostra e evita a liquefação do gás Co2.

● Dispõe de um visor que permite enxergar as garrafas sem ter que abrir a porta do aparelho.

● Mantém a qualidade do chope por meses.

● Dispõe de comunicação bluetooth com smartphone disponível IOS e Android.