Bauernfest atrai mais de 150 mil pessoas no 1º fim de semana

Petrópolis movimentada com a festa germânica garante vendas no comércio e lota hotéis

Festa se realiza até 30 de junho em Petrópolis, na região serrana do Rio (Foto: Divulgação)

As mais de 150 mil pessoas que passaram pelo primeiro fim de semana da 30ª Bauernfest movimentaram não só os espaços da festa, como toda a cidade. Comércio, restaurantes, hotéis, e serviços em geral lucraram com o evento. Na Rua Teresa, por exemplo, o movimento ficou entre 15% e 20% maior do que em outros fins de semana comuns. Já rede hoteleira também comemora a média de ocupação no Centro Histórico e arredores, que chegou a 94,1%. Entre sábado e domingo, 342 veículos de turismo entraram na cidade. A festa, que gera mais de 350 empregos diretos, continua até o dia 30 de junho, com exceção desta quinta-feira (20), feriado de Corpus Christi.

A programação segue todos os dias, inclusive durante a semana, com os tradicionais bailões com a Banda Germânia e o Concurso de Chope a Metro no Palácio de Cristal.

No ano passado, toda a festa movimentou R$ 43 milhões na economia e a expectativa é aumentar ainda mais este número nesta edição.

O primeiro fim de semana contou com desfiles – das Lanternas no sábado (15) e o Folclórico no domingo (16), apresentações de grupos de dança folclórica, grupos musicais, concursos – incluindo o tradicional concurso de Chopp a Metro, entre diversas outras atrações, além, claro, das delícias da gastronomia típica e muito chope. O clima com temperaturas baixas, mas com dias de céu azul atraiu ainda mais visitantes para a cidade.

A funcionária pública aposentada Libania Fernandes, moradora do Rio de Janeiro, comentou:

“A festa está maravilhosa, a gente fica renovada, muito feliz. Está tudo lindo. Estou tomando um chopinho escuro, que eu gosto muito, e adoro toda a cultura alemã.”

Em dois dias, foram 235 ônibus e turismo e 117 vans que passaram, principalmente, pelas entradas do Quitandinha e Bingen, a maioria dos veículos vindos do Rio de Janeiro. Mas também foram registrados de outras cidades, como Resende, Duque de Caxias, Niterói e até de Santa Catarina.

O levantamento da prefeitura de Petrópolis também mostrou que em 15% dos veículos de turismo que entraram no município entre sábado e domingo os visitantes tinham a intenção de passar também na Rua Teresa, o que foi confirmado pelos lojistas. “Foi um sucesso, o movimento na rua estava muito bom. A parceria com a prefeitura funcionou muito bem”, destacou a presidente da Arte, a associação dos lojistas da rua, Denise Fiorini. Durante o evento, o polo de modas conta com transporte gratuito que faz o percurso Rua Teresa X Bauernfest e Bauernfest X Rua Teresa. Em dois dias, 176 pessoas foram transportadas.

Além de hotéis lotados, há quem prefira alugar casas ou apartamentos na cidade. E com a Bauernfest este é mais um nicho da economia que fica aquecido. O aposentado José Luiz Baltor, por exemplo, tem dois “lofts” próximo ao Palácio de Cristal e garante uma renda extra neste período. Neste primeiro fim de semana os dois ficaram ocupados.

"Meu hobby é a construção civil. Construí este imóvel em anexo a minha casa para aluguel mensal. Tendo em vista a grande procura, por ser próximo ao Palácio de Cristal onde acontece a Bauernfest e a Cervejaria Bohemia, decidi abrir a residência recém equipada para aluguel por temporada na alta temporada em 2017. Em 2018 tivemos tanta procura que resolvemos construir mais uma unidade e hoje possuo dois imóveis que disponibilizo para locação”, disse.

No Palácio de Cristal, entre esta segunda (17) e sexta-feira (21) – exceto o feriado do dia 20 (quinta), uma tradicional atração é fixa: o concurso de Chope a Metro acontece sempre às 20h, com inscrições gratuitas. Já de segunda a quarta, os bailões com a Banda Germânica acontecem às 18h e às 21h, sendo que na sexta a banda sobe ao palco apenas às 21h. Na quarta (19) e na sexta o público também vai poder contar com a apresentação de grupos de dança folclórica, a partir de 19h15. Na sexta, a Bauernband também anima o público, a partir de 18h.

Já na Praça da Liberdade, tem Jogos Germânicos de segunda a sexta, às 16h – também com exceção do feriado. Na segunda, o Palco Koeler vai receber a Bauern Jazz, às 18h, e a Bauernband às 20h. Na terça (18), será a vez de Letícia Laranja Trio, ás 18h, e Bauernband às 20h. Na quarta, quem retorna ao palco é a Bauern Jazz às 18h, e Bauernband às 20h. E na sexta, a Bauern Jazz também se apresenta as 18h, seguida da Banda do Barril às 20h. Toda a programação é gratuita.