Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Abralatas é a mais nova integrante do Pacto Global da ONU

Associação formaliza ingresso na maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo

O presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, ao lado do diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, durante a assinatura da adesão ao Pacto Global (Foto: Divulgação)

Atualizada, 13/12/2021, 16:36

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) se juntou às mais de 19 mil empresas, organizações e instituições que fazem parte do Pacto Global da ONU ao redor do mundo. No Brasil, são mais de 1.500 participantes comprometidos com o desenvolvimento e implementação de estratégias corporativas sustentáveis que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

LEIA MAIS

O mapa da cerveja no Brasil

Onde estudar cerveja a distância

Eventos na agenda cervejeira

Segundo o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido, integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU é mais uma oportunidade de contribuir com a Agenda 2030 e os 17 ODS:

"O setor de latas de alumínio para bebidas é tradicionalmente um dos mais verdes, com uma economia circular que garante o retorno da latinha em 60 dias e com índices de reciclagem, em média, acima dos 95% há mais de 20 anos. Ingressar na Rede Brasil é uma forma da Abralatas se engajar ainda mais nas práticas de ESG e fazer a sua parte para um amanhã melhor e um mundo mais equânime."

Ao assinar a adesão, o diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, destacou a importância da participação institucional na Rede.

"Não alcançaremos os ODS se não contarmos com a participação de todas e todos. Atualmente a Rede Brasil é a terceira maior rede do mundo e que a mais cresce, o que mostra que o setor privado brasileiro está cada vez mais preocupado com as questões de sustentabilidade. Estamos na hora da ação, de contribuir de fato. Por isso é tão importante termos tantos stakeholders engajados nessa agenda. Todas e todos juntos, sem deixar ninguém para trás", afirmou.

Ao entrar no Pacto Global da ONU, as organizações assumem o compromisso de implementar os 10 Princípios da iniciativa nas estratégias corporativa, que estão relacionados a boas práticas de direitos humanos, trabalho justo, meio ambiente e combate à corrupção.

Vale lembrar que o Pacto Global não é um instrumento regulatório, mas uma iniciativa que busca oferecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras

Os números da reciclagem de lata no Brasil

Apesar das dificuldades enfrentadas pelo Brasil por conta da pandemia da Covid-19, como a interrupção de atividades de coleta seletiva em diversos municípios e a suspensão do trabalho de cooperativas e catadores, a cadeia de latas de alumínio para bebidas apresenta resultado positivo. É o que mostra o índice de reciclagem de latas de alumínio, que em 2020 atingiu a marca de 97,4% permanecendo-se estável em relação a 2019, mantendo o Brasil entre os líderes mundiais em reciclagem de latinhas.

Em números, isso significa que foram recicladas 391,5 mil toneladas, ou, aproximadamente 31 bilhões de unidades. A reciclagem da lata é uma referência de economia circular no Brasil e no mundo, com a renovação infinita da embalagem.

O índice de reciclagem foi apresentado oficialmente em 31 de março pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em novembro de 2020, as associações firmaram o "Termo de Compromisso de Logística Reversa de Latas de Alumínio para Bebidas" com o Ministério, no qual garantem a manutenção do índice de reciclagem das latinhas no patamar de 95%, em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Alfredo Veiga, diretor de Metais da Novelis e coordenador do Comitê de Reciclagem da ABAL, afirma:

"Os dados mostram como a estrutura de reciclagem de latas no Brasil é sólida. E como os nossos investimentos em centros próprios de coleta e de reciclagem geram resultados significativos. O setor manteve suas operações dentro de padrões seguros, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a geração de emprego e renda para milhares de famílias."

Cátilo Cândido, presidente executivo da Abralatas, completa:

"Somos o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio. Em 2020 chegamos a quase 32 bilhões de latas consumidas no Brasil e, mesmo assim, mantivemos o índice acima de 97%. É a consolidação da escolha do mercado e do consumidor pela lata de alumínio como a embalagem mais adequada a diversas bebidas e a mais sustentável. Esse contexto coloca o setor de Latas em um padrão mundial de excelência em Economia Circular."