Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Cerveja Landel Cafetina traz café especial em sua receita

English Brown Porter está de volta com novidade na composição

Nova composição foi desenvolvida em conjunto com a Virgínia Coffee Roasters (Foto: Divulgação)

A Cafetina - a English Brown Porter da Cervejaria Landel - está de volta, com novidades em sua composição. A versão 2017 da sazonal mais conhecida da marca traz a mesma fórmula dos anos anteriores, mas desta vez foi preparada com café especial da Virgínia Coffee Roasters, espaço especializado em toda a cadeia cafeeira, estabelecido também em Campinas (SP). O lançamento ocorre na terça-feira, 9, no Empório Alto de Pinheiros, na capital paulista.

See this content in the original post

O começo da preparação da Cafetina se deu com troca de ideias entre os cervejeiros da Landel e o mestre de torra da Virginia, Francisco Massucci, um produtor dos grãos usados no preparo da cerveja. A união da Landel com a Virginia Coffee Roasters é marcada pela artesanalidade de todo o processo. Isso porque o Icatu Vermelho (nome da variedade dos grãos selecionados para essa tarefa) foi cultivado, colhido manualmente, seco em terreiro suspenso e beneficiado com todo cuidado por Massucci.

O mestre de Torra explica:

"Nosso Icatu é plantado em Piraju, cidade localizada na Alta Sorocabana no Trópico de Capricórnio. Essa é a área mais ao Sul de produção de café no mundo. O inverno mais acentuado dessa região influencia no tempo de maturação dos grãos, que fica mais longo. E quanto mais lento é este tempo, maior é a produção de açúcar. O resultado é um café com muito mais corpo e doce."

Após a escolha foi o momento de definir o perfil de torra, que ocorreu em microlotes ali mesmo no espaço da loja, para ser utilizado exclusivamente para produção da Cafetina. A ideia era manter ao máximo os aromas dos grãos do café no produto final.

Chegou então a vez de os mestres cervejeiros da Landel entrarem em ação, e o resultado foi surpreendente, comenta Marcelo Crósta, um dos sócios da Cervejaria Landel:

"Essa versão da Cafetina é extremamente equilibrada, mais do que nos outros anos. Ela tem um final seco na boca, muito agradável, leve e o aroma do café ficou bem vivo na cerveja. Ela é complexa nos aromas, pois tem várias nuances sai do cítrico, passando pelo floral, até chegar aos de torra, como baunilha, cacau e café propriamente dito. Na boca, floral intenso que lembra chá indiano ou chinês, o que considero a marca mais interessante da cerveja porque fica até o retrogosto. É uma cerveja fácil de beber, muito redonda."

A Cafetina já está disponível para ser consumida nos pontos de venda e pode ser encontrada também nos eventos com participação da Cervejaria na Região Metropolitana de Campinas e em São Paulo.