Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Gabriel Medina participa de ação contra plástico nos oceanos

Parley for the Oceans e cerveja Corona promovem campanha pela sustentabilidade

Bicampeão mundial de surfe participa de uma cruzada pela sustentabilidade (Foto: Divulgação)

See this content in the original post

Em sua cruzada contra a poluição marinha pelo plástico, a marca de cerveja Corona e a Parley for the Oceans aproveita o Campeonato Mundial de Surfe para chamar a atenção. Na competição, que se realiza até 22 de maio em Bali, na Indonésia, os brasileiros Gabriel Medina, surfista bicampeão mundial e embaixador da causa e de Corona, e Speto, um dos nomes mais importantes do grafite no país, terão um ponto de encontro inusitado: “La Casa”, um espaço feito totalmente de plástico reciclado. No local, esportistas, artistas e ativistas do meio ambiente poderão trabalhar em projetos que possam inspirar as pessoas a ajudar a criar um futuro melhor para o planeta. O espaço, mais uma iniciativa que conecta sustentabilidade e o meio cervejeiro, é uma forma de demonstrar como é possível reutilizar o plástico de maneira eficiente e de um jeito diferente.

Com Medina e Speto, a surfista Stephanie Gilmore, a comentarista esportiva Rosy Hodge, e as artistas plásticas Nadia Hernandez e Gemma O’Brien, marcarão presença no espaço e trabalharão no design de edições limitadas de ecobags, feitas de garrafas plásticas recicladas, para apoiar Bali na luta contra às sacolas plásticas. Segundo os organizadores da ação, é estimado que, aproximadamente, 5 trilhões de sacolas plásticas são usadas anualmente, em todo mundo, com 10 milhões delas entrando em circulação na Indonésia diariamente e, por isso, no início desse ano, Bali anunciou que plásticos descartáveis estão banidos desse paraíso a partir de 1º de Julho.

Por isso, Corona, Parley e o Campeonato Mundial do Surfe, uniram esses grandes nomes mundiais para criar um material único, que poderá ajudar a população local a se ver totalmente adaptada a essa lei. Mais do que isso, para apoiar esse processo serão doadas 20 mil dessas ecobags para a ONG “Make a Change World”, que distribuirá para às comunidades locais. Além disso, quem quiser participar, poderá adquirir as sacolas no site wslstore.com e, a cada compra, três novas sacolas serão doadas para instituições parceiras na causa.

“La Casa” é a mais nova iniciativa de Corona e Parley para proteger os oceanos e praias de todo o mundo, feita com 1,5 tonelada de plástico reciclado – criada pela NevHouse, uma entidade filantrópica especializada em abrigos sustentáveis. Até o momento, a parceria já promoveu mais de 500 ações de limpeza de praia, com 25.808 voluntários em 23 países. Suas ações se baseiam em três grandes pilares: evitar o uso de plásticos; interceptar e recolher esses materiais nas praias; e recriar as maneiras, os materiais e o pensamento por trás do plástico, sendo La Casa uma das estratégias do projeto para endereçar esse último pilar, mostrando como produtos mais sustentáveis podem ser utilizados ao invés de materiais de plástico de uso único.

No Brasil, em 2019, Corona e Parley realizarão mais de 20 limpezas de praias e diversas campanhas e iniciativas de conscientização e de mobilização para combater o lixo nos oceanos. Até o momento, o projeto envolveu aproximadamente 250 pessoas e retirou mais de 300 quilos de lixo de praias de Fernando de Noronha, Rio de Janeiro e Florianópolis, ajudando a proteger esses paraísos naturais e a propagar a mensagem do projeto e da importância de abraçarmos atitudes mais sustentáveis para garantir um futuro melhor para o nosso planeta. Para saber mais e como você pode ajudar, acesse protectparadise.com.

La Casa é toda feita de material reciclado (Foto: Divulgação)