Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Festivais cervejeiros em confronto em Santa Cruz

Festival da Cerveja Gaúcha tentou barrar na Justiça evento da Associação dos Cervejeiros

No centro da questão, há um desentendimento entre a organização do Festival da Cerveja Gaúcha e a prefeitura de Santa Cruz (Foto: Divulgação)

See this content in the original post

Marcados para o mesmo fim de semana em Santa Cruz do Sul, dois festivais cervejeiros estão em conflito. O embate chegou à Justiça. A organização do Festival da Cerveja Gaúcha entrou com pedido de liminar contra o evento da Associação dos Cervejeiros de Santa Cruz. Ambos são realizados exatamente nos mesmos dias, 8 e 9 de setembro, sexta e sábado desta semana. Um dos motivos da discórdia está no local dos eventos e, por trás dele, um desentendimento com a prefeitura local.

Criado em 2014 no Parque da Oktoberfest, o Festival da Cerveja Gaúcha se tornou um dos principais eventos do segmento no Rio Grande do Sul. Em 2017, ao solicitar o local para realizar o evento em 16 e 17 de setembro, teve o pedido negado pela prefeitura, sob o argumento de que estaria próximo da data da Oktoberfest. O problema é que no fim de semana em que seria possível, 8 e 9 de setembro, o parque foi reservado para o evento concorrente. O Festival da Cerveja Gaúcha acabou tendo de ser realocado para o Estádio dos Plátanos.

Na ação, o empresário Rodrigo Yung – sócio da cervejaria Heilige e um dos criadores do Festival da Cerveja Gaúcha – argumenta que o evento se realiza em Santa Cruz do Sul desde 2014. Acusa a associação de organizar um novo festival com nome e logotipo semelhantes e de aproveitar o espaço antes utilizado pelo festival para “confundir os consumidores”. Também afirma que “a entidade estaria tentando se utilizar da ideia, do conceito, e do sucesso do evento anterior”.

A juíza Letícia Bernardes da Silva, da 3ª Vara Cível do Fórum de Santa Cruz, rejeitou a liminar. No despacho, a magistrada afirmou entender que não há concorrência desleal nem plágio, pois o termo “festival da cerveja” é usado, inclusive, em eventos semelhantes realizados em outras partes do Brasil. Ela lembrou que o embate entre a organização do festival e as autoridades locais não é recente, pois o empresário, ao ter o apoio negado pela prefeitura, havia divulgado que estaria levando o evento para Bento Gonçalves, onde em maio de 2017 ocorreu uma edição. “Portanto, não vejo como desarrazoada a provável conclusão, pelos demandados, ao organizarem a realização do Festival da Cerveja no mês de setembro, de que o Festival da Cerveja Gaúcha não seria mais realizado nesta cidade”, explica a juíza.

O Festival da Cerveja Gaúcha recorreu da decisão no Tribunal de Justiça, em Porto Alegre, mas também teve pedido negado. Uma audiência de mediação está marcada para o próximo dia 22, depois da realização dos festivais.