Fantôme Artist (CluBeer mai/15)

Fantôme Artist

A Fantôme é uma cervejaria pequena e bastante tradicional da Bélgica. Seu processo é totalmente artesanal, inclusive a colagem do rótulo, sendo esse o motivo de virem para o Brasil tão poucos exemplares dela. Foi fundada em 1988 por Dany Prignon, no vilarejo de Soy, situado na região da Valônia, onde a língua predominante é o francês.

Sua especialidade são as refrescantes cervejas do tipo Saison (ou Farmhouse Ale), estilo nascido nas fazendas do país por produtores rurais que produziam cervejas entre o final do inverno e começo da primavera, para consumi-las apenas no verão.

Por esse motivo, a principal característica é ser extremamente refrescante. Mas como toda boa cerveja belga, destaca-se também pelas diversas especiarias utilizadas. Dany Prignon atua como um verdadeiro alquimista, utilizando vários temperos em suas cervejas que quem as toma, fica estonteado do princípio ao fim.

Essa edição especial é em homenagem à artista belga Gaëlle Boulanger, e serão feitas 5 cervejas, essa que você está recebendo é a primeira.

A Fantôme Artist é uma Dark Saison com adição de condimentos que o mestre-cervejeiro gosta de manter em segredo. No aroma, caramelo, pimenta suave, malte e notas mais rústicas, típicas do estilo. Em segundo plano, suave floral. No sabor, o corpo é médio, apresenta notas do malte, caramelo, pão, especiarias e suave notas de limão.

Para harmonizar

Carpaccio de carne vermelha. Apesar de não ser uma harmonização muito comum com as Saison, por conta das especiarias utilizadas nessa cerveja, o dulçor da carne se identifica ao dela, intensificando o sabor, além da alta carbonatação do estilo, contrastar com a potência da carne.

Black Diamond Winter Ale (CluBeer mai/15)

Black Diamond Winter Ale

A Black Diamond Co. é uma cervejaria californiana da cidade de Concord, cerca de 50 quilômetros ao norte de San Francisco. Fundada em 1994, o nome é uma homenagem aos mineradores de carvão que durante séculos sustentaram a economia da cidade.

A Black Diamond, que leva o nome da Cervejaria, é uma Belgian Dubbel e apresenta 7,2% de teor alcoólico, carbonatação moderada e excelente “drinkability”. No aroma, açúcar mascavo, uvas passas e ameixas secas, que lhe conferem uma coloração mais negra e boa formação e estabilidade de espuma. Sabor suave de chocolate, frutado e um pouco de hortelã. É bem equilibrada, não é excessivamente doce e é ideal para os dias de clima mais ameno ou para um momento a dois.

Para harmonizar

Cookies de frutas secas e avelã. A semelhança nas notas de frutas secas, baunilha e chocolate se intensifica no sabor e torna a experiência ainda mais agradável. O dulçor do cookie contrasta com o álcool da cerveja − apesar de bem inserido, não deixa o paladar enjoativo.

Arcobräu Schloss Hell (CluBeer mai/15)

Arcobräu Schloss Hell

Cervejaria do sul da Baviera, na Alemanha, a Arcobräu foi fundada em 1567 e é administrada pela mesma família quando ainda se chamava Schlossbrauerei, que quer dizer “Cervejaria do Castelo”. Seguindo a Lei da Pureza Alemã, segundo a qual somente 4 ingredientes fazem parte da produção de cerveja (malte, água, lúpulo e levedura), a Arcobräu tem abastecido o mundo com 7 rótulos de bastante qualidade e competência. Cerveja do estilo Münich Helles, típico da escola alemã, apresenta uma coloração dourada e brilhante, boa formação e persistência de espuma e aparência límpida. No aroma, leve maltado e sutil toque de lúpulos florais, que embora em segundo plano são presentes e suaves.

O aroma do malte remete a pão, biscoito e é delicadamente refrescante. O corpo, apesar de médio, é harmonioso e agradável, pedindo um novo gole. No sabor, o malte e o lúpulo permanecem em equilíbrio, deixando um paladar sedoso e fino. A espuma é persistente, de média duração e estabilidade.

Para harmonizar

Por ser uma cerveja mais leve, sugerimos pratos que não sobressaiam. Deste modo, que tal uma salada de folhas e kani? Além de leve, fácil de fazer, ainda harmoniza superbem com cervejas mais suaves como essa.

Hop Valey Proxima IPA (CluBeer mai/15)

Hop Valey Proxima IPA

Cervejaria fundada em 2009 na cidade de Springfield, Oregon, extremo noroeste dos Estados Unidos, é berço dos melhores lúpulos daquele país. Atualmente, o escritório se encontra na cidade de Eugene, Oregon, restando à cidade-natal somente o restaurante original da Hop Valley. A Hop Valley Proxima India Pale Ale é uma American India Pale Ale, típica do noroeste dos Estados Unidos, e é produzida com 8 variedades de lúpulo, criando uma explosão de sabores e complexos aromas juntamente com o malte, que em harmonia com os 70 IBUs (índice de amargor de uma cerveja), tornam essa cerveja um exemplar lupulado, refrescante e muito agradável. O amargor permanece no retrogosto. Na aparência, a espuma é persistente, abundante e de ótima persistência. Não espere uma cerveja muito delicada, ela é especialmente para os lupulomaníacos de plantão e temos certeza de que eles aprovarão o resultado!

Para harmonizar

Todo mundo sabe que as cervejas do estilo India Pale Ale vão superbem com hambúrgueres etc. Desta vez, sugerimos um prato diferente. Que tal bobó de frango com mandioca? Ambos se complementam por potência, e o dulçor do malte da cerveja se equilibra ao da mandioca. Delícia, não?

Trem Bão (CluBeer mai/15)

Trem Bão

Na Cervejaria Urbana, que assim como tantas outras começou “na produção caseira”, André Cancegliero é o responsável por criar a marca, e um dos grandes nomes do cenário cervejeiro nacional, que em companhia de João Luiz Braga e Vinícius Cabral faz um trabalho à frente da Cervejaria na criação de rótulos irreverentes e qualidade fantástica. Deste modo, têm abocanhado grandes prêmios no cenário cervejeiro, e em conjunto com a Wäls, outro nome de enorme expressão do mercado e agora comprada recentemente pela Ambev, fizeram um rótulo colaborativo que temos o maior carinho em mandar para os nossos associados este mês.

A Trem Bão é uma Session IPA Saison com adição de capim limão, conhecido como príncipe brasileiro, vindo de Minas Gerais, que em conjunto com o lúpulo francês da Alsácia, confere um aroma bastante refrescante e limpo, que permanece também no sabor.

Tanto o lúpulo como o fermento têm uma característica mais proeminente de fenóis, típicos do estilo saison, extremamente leve e refrescante. O lúpulo, apesar de presente por conta da sua característica “India Pale Ale”, aparece mas não sobressai às notas rústicas do fermento, permitindo uma combinação bastante interessante.

Para harmonizar

Podemos seguir pelas notas rústicas da cerveja em comunhão com um queijo de cabra ou até mesmo um salmão grelhado com cream cheese, que por conta do azedinho suave do queijo, a cerveja se encaixa perfeitamente e o salmão, sendo leve, não pesa na combinação nem sobressai à cerveja.

Barco Thai (CluBeer mai/15)

Barco Thai

A Barco é uma marca de cervejas, mas gostam de se denominar como uma marca de Happy Hour Lifestyle, que agrega cervejeiros caseiros, consumidores e cervejarias, na busca pelas melhores e mais inusitadas receitas, elaboradas pelo método "QUIK - Quality Is The Key", com um rigoroso processo de preparo, produção e distribuição.

Não fazem nada que não consumiriam com prazer. Nada mais são que BeerHunters e, mais do que apenas um simples líquido feito de malte, lúpulo e fermento, gostam de pensar em cerveja pelo que ela representa. Não seguem padrões e não limitam a criatividade dos cervejeiros. Levam as suas cervejas muito a sério e com essa fórmula têm conquistado importantes prêmios no cenário cervejeiro.

A Thai é uma das três da série All Day Series. Uma Hefe-Weizenbier com um toque de originalidade: o gengibre. Eles adicionaram essa especiaria para provocar um toque inusitado no aroma, com um equilíbrio entre o cravo e o gengibre, além da presença dos lúpulos Tradition, Saaz, Hallertauer, que complementam as notas do aroma. O corpo é médio, característico do estilo e alta carbonatação, permitindo uma deliciosa sensação de refrescância. No sabor, harmonia entre o dulçor do malte e a picância do gengibre.

Para harmonizar

Comida tailandesa é excelente pedida! A picância típica da culinária se complementa na semelhança pela picância também do gengibre, e no contraste da alta carbonatação da cerveja weiss, permitindo que limpe o paladar para receber uma nova garfada.

Franziskaner Dunkelweiss (CluBeer abr/15)

Beer Art

A Franziskaner é uma das cervejarias mais conhecidas do mundo, com longos anos de vida, desde 1363. Essa data marca oficialmente o cervejeiro Seidel Vaterstetter como o dono da Cervejaria próxima aos Franciscanos, em Residenzstrasse. O nome é uma homenagem ao monastério Franciscano, que fica ao outro lado da rua. Com os estilos weizenbier e dunkelweizenbier, ela dominou o mundo e hoje é uma das referências nestes estilos.

A Franziskaner Dunkelweizen é uma cerveja de trigo da escola alemã que tem, além do malte de trigo convencional, os tostados, que conferem uma coloração mais escurecida. Visualmente, apresenta excelente formação, persistência e estabilidade de espuma, típicas dos estilos que têm como base o malte de trigo.

No sabor, notas delicadas de chocolate e caramelo vindas do torrado do malte, além de suave sensação de refrescância. As notas de cravo, banana caramelizada e fermentação estão em primeiro plano, equilibrando as notas secundárias adocicadas e a suave adstringência típicas do estilo.

Para harmonizar

Continuamos no clima da Páscoa! Que tal bombons com base de amendoim e/ou chocolate ao leite, por semelhança nas notas sensoriais de ambos? O frutado e condimento da cerveja se complementam as notas do amendoim.

Comment

Halen Mariënrode Tripel (CluBeer abr/15)

Beer Art

A cidade belga de Halen existe há mais de 1.000 anos e foi o pano de fundo de grandes e profundas mudanças na história mundial. A abadia cisterciense de Mariënrode foi fundada em 1237 na cidade de Halen, Bélgica, e dirigida pela mesma irmã superior da abadia de Val Dieu. Naquela época a região contava com aproximadamente 2500 abadias. Durante a revolução francesa em 1792-1815 a abadia de Mariënrode foi totalmente destruída e no início do século 20 a família Cordonnier adquiriu toda a área pertencente à abadia, compreendendo a fazenda e as ruínas da cervejaria. Nos porões das ruínas da antiga casa da fazenda, o pequeno Cordonnier encontrou os restos da antiga cervejaria, o que veio a despertar sua curiosidade pela cerveja produzida anos atrás naquele local. Hoje, anos após a descoberta, ele realizou o seu sonho de recriar as tradicionais cervejas Marienrode baseadas em sua receita tradicional trazida pelas irmãs cistercienses há 900 anos atrás.

A Halen Mariënrode Tripel é uma Belgian Tripel, de coloração clara, espuma persistente e de boa formação, que passa por uma refermentação na garrafa. É produzida com malte e especiarias feitas na própria fazenda da Cervejaria. No aroma, apresenta intenso frutado, como pera, maçã e frutas brancas em geral, além de especiarias, provenientes das leveduras de abadia.

Todo esse conjunto de aromas se une ao toque floral vindo dos lúpulos belgas, tornando essa cerveja bastante complexa e aromática. No sabor, as características se assemelham ao aroma e o lúpulo aprece em segundo plano, bastante suave. As notas de dulçor remetem às frutas brancas, além de cravo, canela e o álcool evidente. Na garrafa, é normal aparecer resíduos de fermento, em função da refermentação.

Para harmonizar

Pode ser um delicioso tartare de salmão, pois a citricidade da tripel complementa o sabor do peixe, além de ter um lado cultural onde cervejas do estilo tripel combinam perfeitamente com peixes. Também podemos seguir por contraste, onde o amargor médio deste estilo contrasta com o umami (quinto gosto básico vinculado à proteínas) do peixe. Ufa, te convencemos de que terá uma harmonização incrível?

Comment

Hasen-Bräu Weisser Hase (CluBeer abr/15)

Beer Art

A Hasen-Bräu Weisser Hase é uma cerveja weizenbier, estilo típico alemão. Bastante refrescante pela alta carbonatação, apresenta corpo médio, boa formação e persistência de espuma, coloração amarelo turva e presença de, tanto no aroma quanto no sabor, especiarias como cravo e banana.

Para harmonizar

Salada de ervas e queijo camembert. A combinação do frescor das ervas com o frutado da Weiss traz leveza à combinação. Além disso, a presença de levedura na cerveja se assemelha ao fungo branco da casca do camembert, e as notas frutadas e adocicadas da cerveja se assemelham com o queijo, potencializando o sabor da combinação.

Comment

Tupiniquim Chocolate Stout (CluBeer abr/15)

Beer Art

Nascida em 2013, a Cervejaria Tupiniquim é fruto do investimento do importador de cervejas Christian Bonotto e seus sócios, que decidiram apostar em um rótulo próprio, destacando a arara-azul como símbolo de sua cervejaria, aliás nada mais brasileiro para nos representar, não é mesmo? Produzindo como “cigana” até o ano passado, a Tupiniquim agora tem casa própria em Porto Alegre, inaugurada em fevereiro deste ano.

Adeptos das colaborativas, eles já tiveram rótulos produzidos em conjunto com grandes nomes internacionais, como a sueca Omnipollo, a norte-americana Stillwater e a polêmica dinamarquesa Evil Twin Brewing. Todo esse trabalho corou-os com o título de “Cervejaria do Ano” no South Beer Cup 2014, realizado no final de maio em Belo Horizonte (MG). E neste ano, no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC), como Cervejaria do Ano de 2015. Eles têm ou não motivos para comemorar?

Para harmonizar

A Tupiniquim Chocolate Stout é uma stout com adição de cacau e açúcar de cana em sua receita. Apresenta uma coloração marrom escura, espuma com boa formação e persistente. No aroma, chocolate, e em segundo plano caramelo e baunilha. De fácil drinkability, essa cerveja é bastante equilibrada e o lúpulo, apesar de presente, não sobressai às notas adocicadas do cacau.

Estamos no mês da Páscoa! Então, para brindar a chegada do Coelhinho, que tal abrir uma cerveja? Pois neste caso a Tupiniquim Chocolate Stout é a pedida! Por conta de suas notas de chocolate, ela se encaixa perfeitamente com sobremesas à base de chocolate e baunilha, podendo aproveitá-la com aquele ovo de páscoa que você ganhou! Quem foi que disse que cerveja e chocolate não combinam? :D

Comment

Lost Coast Raspberry Brown (CluBeer abr/15)

Beer Art

Lost Coast é uma região bastante selvagem e quase inabitada do extremo norte da Califórnia. Suas comunidades foram historicamente marcadas pelo isolamento provocado pelo governo norte-americano que chegou até, em 1930, promover o despovoamento da região. Hoje, ela é conhecida pela preservação da natureza e o modo de vida bastante naturalista de suaspopulações.

A Lost Coast é resultado de uma parceria de duas amigas e sócias chamadas Bárbara Groom e Wendy Pound. A produção de cervejas teve início em 1990 e hoje é a 33˚ maior cervejaria artesanal do país! A Lost Coast Raspberry Brown é uma American Brown Ale com adição de framboesa. De boa e persistente formação de espuma, essa cerveja se destaca pelo complexo e delicioso aroma de lúpulo intenso, chocolate, malte caramelo e o dulçor da fruta. O sabor acompanha o aroma e o lúpulo moderado se faz presente equilibrando com o dulçor. Os ésteres frutais aparecem em segundo plano e arrematam a complexidade dessa deliciosa cerveja.

Para harmonizar

Doces a base de chocolate e que tenham inclusive, framboesa na receita. Que tal um cheesecake com calda de frutas vermelhas? As notas de dulçor das frutas vermelhas se intensificam com as da cerveja, além do amargor da cerveja se contrapor ao doce da sobremesa. Excelente pedida, não é?

Comment

Dupont Avec Les Bons Voeux (CluBeer abr/15)

Beer Art

A Cervejaria Dupont é certamente parte da história da cerveja belga. Com sede em Tourpes , no centro da Ocidental Hainaut, seus edifícios datam de 1759, e ela vem fermentando continuamente desde 1844. Desde 1950, a Dupont é especializada na produção de cervejas de alta fermentação e refermentadas na garrafa. Seus produtos mais populares são Moinette Blonde e Saison Dupont.

A Dupont Avec Les Bons Voeux é uma cerveja de estilo saison, de cor clara, de alta fermentação e refermentada na garrafa. Criada em 1970, esta cerveja foi oferecida aos clientes mais fiéis da cervejaria (daí o nome “Avec les Bons Voeux de La Brasserie Dupont”, que significa "Com os melhores cumprimentos da cervejaria Dupont") . Uma cerveja equilibrada e harmoniosa, com aromas surpreendentes de ésteres frutais, lúpulo floral, ervas, pimentas pretas e notas rústicas típicas da levedura brettanomyces.

Para harmonizar

Queijo tipo chevrotin. Produzido com leite de origem caprina, semi-duro, com textura lisa, consistência firme e sabor leve, ele passa por um período de até 2 meses de maturação através de um processo artesanal. Por conta das notas rústicas típicas das saison, ela e o queijo combinam por semelhança, intensificando sua percepção sensorial.

Comment

Meantime Russian Imperial Stout (CluBeer mar/15)

Beer Art

A Meantime Brewing Company é uma premiada cervejaria que surgiu em Greenwich, Londres, no ano 2000, com o intuito de redescobrir a herança cultural de cerveja e gastronomia britânicas. Segundo eles, as grandes cervejarias inglesas estavam viciadas em produzir sempre o mesmo estilo de cerveja. Para tanto, a Meantime Brewing apostou em releituras bem pessoais de estilos famosos na ilha. Atualmente, a cervejaria produz uma série de rótulos que circulam o ano inteiro mais uma série de cervejas sazonais.

Edição limitada e sazonal, a Meantime Russian Imperial Stout é uma cerveja bastante complexa, de corpo médio e textura cremosa. Aromas complexos de chocolate, frutas escuras e caramelo. Sabores equilibrados entre o doce e o amargo, com notas de chocolate, toffe, café e frutas escuras. Um excelente exemplar!

Para harmonizar

Cheesecake com frutas vermelhas. As notas de chocolate e café da cerveja harmonizam perfeitamente com sobremesas, sobretudo com doces mais cremosos e gordurosos. Se a ideia for algo salgado, que tal presunto tipo parma? Bastante gorduroso, contrasta com o álcool intenso da cerveja, tornando a experiência ainda mais complexa!

Moylans Irish Red Ale (CluBeer mar/15)

Beer Art

É de impressionar como os Estados Unidos vêm consolidando a sua imagem de ótimo produtor de cervejas artesanais, e o surgimento da Moylan’s Brewery, em 1995, não deixa dúvidas. Nascida na cidade de Novato, na região norte da baía de São Francisco (Califórnia), é dirigida por Brendan Moylan, também brewpub e restaurante.

Recentemente chegada ao Brasil, a cerveja Moylan’s Danny’s Irish Red Ale é reconhecida como uma das mais marcantes, o aroma suave do chocolate é diferente da maioria do estilo e se equilibra às notas frutadas como ameixa, melaço, e até mesmo um toque de caramelo que se equilibra à base do malte, típico do estilo. O lúpulo está presente, porém em segundo plano.

Para harmonizar

Sugerimos camarão picante na manteiga, pelas notas semelhantes adocicadas da carne do camarão e do malte da cerveja, ou até mesmo curry indiano de frango, também pelas notas de dulçor em ambos. É sucesso na certa!

Comment

Hertog Jan Grand Prestige (CluBeer mar/15)

Beer Art

Há mais de 100 anos, na aldeia de Arcen, no sul da Holanda, quatro amigos cervejeiros decidiram criar uma cervejaria: foi ali que a história de Hertog Jan começou. A cerveja holandesa, cujo nome é uma homenagem ao duque holandês D. João I de Brabante, considerado o Rei da Cerveja no país, é uma das cervejas mais premiadas da Cervejaria Hertog Jan.

A cerveja Hertog Jan Grand Prestige é de estilo Belgian Strong Dark Ale, de coloração escura, corpo médio, espuma cremosa e notas vinificadas tanto no aroma quanto no sabor. Conhecida como “vinho de cevada”, apresenta sabor adocicado e imponente e rico aroma de lúpulos. A sensação de aquecimento se faz presente pelo alto teor alcoólico, que chega em 10%.

Para harmonizar

Por conta de sua complexidade sensorial e álcool, pede pratos mais robustos e até mesmo condimentados. Deste modo, que tal risoto de pera com gorgonzola? O queijo azul, bastante ativo e gorduroso entra em contraponto com o álcool da cerveja, limpando o paladar para uma próxima garfada.

Comment

Adnams Innovation IPA (CluBeer mar/15)

Beer Art

Desde 1872, a Adnams é uma cervejaria regional inglesa. Alguns dizem que suas raízes remetem a 1396. Fica localizada em Southwood, pequena vila de pescadores no condado de Suffolk, extremo leste do país. Além de produzir as típicas cervejas inglesas, a Adnams é famosa por whisky, gyn e vodka.

A Adnams Innovation é uma English India Pale Ale com 6,7% de teor alcoólico, coloração dourada, translúcida e excelente formação e estabilidade de espuma. No aroma, notas de baunilha, malte, lúpulo herbal e suave picância que acompanha no sabor, intensificando o amargor no aftertaste que é seco. A suave picância prevalece no último gole.

Para harmonizar

Coxinha de frango! A gordura da fritura contrasta com o amargor do lúpulo. Já a carne do frango, por ser adocicada, assemelha-se às notas caramelizadas do malte. Fora a harmonização técnica, a coxinha é paixão nacional, não é mesmo?

Comment

Rasen Amber Ale (CluBeer mar/15)

Beer Art

Inaugurada em 2008, a Rasen Bier nasceu em um dos polos gastronômicos nacionais, a cidade de Gramado, próximo ao Museu de Cera. Obedecendo à Lei da Pureza em suas receitas, as cervejas seguem um padrão rigoroso de qualidade e produção.

Pontos fortes, aliás, que todos podem acompanhar na visita à cervejaria, que gosta de receber bem seus consumidores.

A Rasen American Amber Ale é mais lupuladinha que o normal, por conta do perfil americano em que o lúpulo é mais perceptível e consistente. De espuma persistente e de boa formação, coloração cobre escuro e límpida. No sabor, o malte se equilibra ao lúpulo, que prevalece no retrogosto. Não há ésteres frutais. Uma cerveja de bom drinkability, que remete ao segundo gole.

Para harmonizar

Frango assado ou risoto de linguiça. Em ambos, as notas adocicadas da carne se assemelham ao dulçor do malte, intensificando seus sabores. O amargor mais evidente não compromete a combinação, deixando ainda mais saboroso cada prato.

Comment

Dama American Lager (CluBeer mar/15)

damalager.png

A Dama Bier é uma empresa familiar, fundada em 2010 em Piracicaba (SP). Seus proprietários buscaram criar uma cervejaria nos moldes europeus e americanos. A fábrica está situada em uma área de 1900 m2 e produz mensalmente 60.000 litros de cerveja e chope em cinco versões: Pilsen, IPA, Stout, München e Weiss em garrafas 600 ml e long neck 355 ml.

A Dama American Lager é uma American Premium Lager, com 4,5% de álcool. Bastante refrescante, leve e suave, é ideal para dias de calor e para reunião com os amigos. Espuma persistente e de boa formação, cor dourada e límpida. No sabor, malte e lúpulo em equilíbrio e suave amargor no retrogosto. O lúpulo Citra é colocado no processo de dry hopping, que consiste em adicionar uma remessa de lúpulos ao final da maturação da cerveja. Depois, no late hopping, o lúpulo Chinook também é adicionado, o que confere à bebida aroma e sabores únicos.

Para harmonizar

Uma boa e sequinha porção de pastéis de queijo. Apesar de ter o perfil de fritura, o pastel de queijo é um dos recheios mais leves e por este motivo se complementa muito bem com essa cerveja que, apesar de sofrer dry-hooping, é bastante leve e refrescante.

Y-iara Pilsen (CluBeer fev/15)

Beer Art

Um dia cinco amigos de profissões distintas decidiram se juntar e montar um negócio. Algo que a princípio poderia dar muito errado: imagine só juntar um economista, um publicitário, um chefe de cozinha, um consultor em restaurantes e um atuante do mercado financeiro. Dessa salada de competências, saiu a Cervejaria Nacional.

Brewpub de São Paulo, ela tem pouco mais de quatro anos de funcionamento e oferece mais de cinco receitas de cervejas artesanais, em que os mestre-cervejeiros selecionam os melhores ingredientes e produzem as mais diferentes receitas de cerveja artesanal. Pois bem, o sucesso foi tanto que eles decidiram envasar as cervejas e colocar no mercado. Dentre elas, a Y-iara Pilsen que você receberá este mês!

A Y-iara Pilsen foi uma das primeiras cervejas a serem regulares na fábrica-bar. Com uma base de maltes pilsen e vienna, coloração amarela-dourada, lúpulo Saaz e aroma floral, traz 5% de teor alcoólico. A ideia dessa receita é reproduzir a tradição do estilo, com amargor perceptível, 100% malte e bastante refrescante, ideal para dias de muito calor e pratos leves.

Para harmonizar

Por ser uma cerveja muito leve e fácil de beber, sugerimos pratos que sigam essa mesma premissa; deste modo que tal uma Ceasar Salad com carpaccio ou até mesmo uma bruschetta de tomates e orégano? Para combater esse calor que tem feito, nada como um conjunto que não pese, não é?

Saint Bier Hefe-weizen (CluBeer fev/15)

Beer Art

Em uma forma de homenagear o Estado de Santa Catarina, surge o nome Saint Bier. A intenção era colocar Cerveja Santa Catarina, mas como já existia uma organização de água mineral com este nome não foi possível, sendo colocado então, o 'Saint' em inglês e o 'Bier' em alemão, que significa Santa Cerveja. Com a sede em Forquilhinha, cidade de colônia alemã e “centro” dos municípios do extremo sul catarinense, a Cervejaria está no mercado desde 2008.

A Saint Bier Hefe-Weizen é uma cerveja de trigo que apresenta notas suaves de especiarias como cravo e canela, além de banana, fermento e suave tostado. Não é filtrada para manter as reais características e, apesar de corpo-médio, é bastante refrescante por conta da expressiva carbonatação, típica do estilo.

Para harmonizar

Vamos de pastel de palmito? A fritura do pastel contrasta com a alta cabonatação da cerveja, limpando o paladar. O dulçor do palmito também se assemelha ao da bebida, que apesar de ser uma fritura tem um recheio leve, ideal para acompanhar a Saint Bier hefe-weizen.

Agora, uma dica especial: as cervejas de trigo têm um jeito certo de servir, também um atrativo à parte. Recomenda-se que use o copo ideal para este estilo, conhecido como weiss. Ao servir, esfrie o copo com água gelada, e deposite quase todo o conteúdo da garrafa no copo, deixando 3 dedos ainda por servir. Gire a garrafa em movimentos circulares e termine de servir no copo. Isso fará com que o fermento, sedimentado ao final da garrafa, se misture a bebida no copo.